RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO NA FIRJAN


Relatório do Coordenador Geral


FORUM EMPRESARIAL RIO+20, realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2011 no Auditório do 13. andar da FIRJAN foi um sucesso. As palestras, linhas temáticas e debates desenvolvidos durante o Forum foram registrados on-time e transmitidos ao vivo.

Durante as palestras ministradas, verificou-se que muitas, são as ações que deverão ser desenvolvidas pelo setor empresarial para que a efetiva aplicação do moderno conceito de economia verde possa se configurar.  Durante o evento foram exibidas diversas ações e iniciativas do Poder Público,  de Agências Reguladoras, da Iniciativa privada e, em especial do setor empresarial.  
As idéias e ações apresentadas contribuíram em muito em relação ao conhecimento e ao ineditismo de algumas atividades.  Durante o evento, ficou claro que algumas atividades já estão em curso e muitas outras ainda dependem de fomento ou melhor aplicabilidade. Do exame das exposições, também foram constatadas algumas dificuldades que gestores públicos e privados enfrentam quando assumem a iniciativa de promover mudanças no modus agendi da atividade empresarial.

Dra. Suzana Kahn - Sub Secretária
 de Economia Verde do RJ
 A própria idéia de economia verde ainda não está muito bem esclarecida quando observada sob a ótica da praticidade. Muitos são os desafios para a aplicação direta e indireta dos compromissos desta nova visão do Ambiente.
No primeiro dia do FORUM EMPRESARIAL RIO+20, observamos um histórico amplo e descritivo sobre a Economia Verde, assistimos as inovações do Governo do Estado do Rio de Janeiro nesta  área que nos foi muito bem apresentado pela Secretária de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Suzana Kahn. Durante sua exposição pudemos conferir os progressos da iniciativa do Poder Público neste sentido. Mas também aprendemos que as mudanças não serão rapidamente implementadas,  uma vez que a plena inserção de um novo modelo econômico/ambiental, ainda é uma temática incipiente. O que devemos realmente fazer é dar continuidade ao processo de recepção deste novo conceito e ingressarmos em um momento em que novos modelos produtivos e de acesso a matrizes energéticas mais limpas.  O Coordenador Geral do Fórum, Dr. Francisco Carrera, durante sua palestra, realizou uma exposição do histórico do FORUM EMPRESARIAL RIO+20, demonstrando sua origem em bancos acadêmicos desde 2009, quando era intitulado “movimento PRO-RIO+20”, demonstrou a todos os presentes a recepção e registro das contribuições sobre o conceito de economia verde, que foram enviadas para o Comitê Preparatório e em especial para os Majors Groups que foi publicado no site da RIO+20. Também nos trouxe uma visão internacional de “Green economy”,  nos apontando das formas e diretrizes que a economia verde está inserindo nas mais diversas sociedades do Planeta.  Foi exibido o contexto socioambiental travado entre os países que já alcançaram o desenvolvimento econômico e aqueles que ainda almejam atingir os patamares da produção e consumo mais ambientalmente corretos. Países como Índia, China, Rússia  e África do Sul, já ganham destaque no cenário internacional como novos expoentes na economia mundial, ao lado do Brasil, que também através de sua política de biocombustíveis e etanol, também vem conseguindo espaço entre o grupo dos BRICs e entre aqueles que almejam atingir modelos econômicos mais ambientalmente corretos.  Foram exibidas experiências positivas na área de energia eólica, como as da  Espanha e China. Uma pequena abordagem sobre os novos empregos verdes, direcionados para o setor que ascende, também foi destacado como um componente essencial à implementação da Green economy.
Seguindo às exposições, foi também apresentado um inovador modelo na gestão de resíduos sólidos,  que através de um sistema de plasma, os resíduos são processados e reutilizados, sem a emissão de gases poluentes e geradores de efeito estufa.  Seguindo os debates, muitos questionamentos foram feitos e relação à natureza ainda muito embrionária do conceito de economia verde. Um fator que foi amplamente debatido ao final do primeiro dia, foi a difícil concepção de se associar a idéia de economia verde ao compromisso de eliminação de pobreza no mundo. Os debatedores reconheceram a dificuldade de enlace entre estas duas temáticas. De um lado um quadro extremamente negativo, fruto da utilização ao longo do século passado, de matrizes que faziam uso de combustíveis fósseis. De outro um quadro muito promissor, com visão de comprometimento para as gerações futuras, principalmente no que se refere a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável.  Os intervalos ambientais foram ilustrados com a palestra de Tony Lourenço,
Tony Lourenço

 um palestrante motivacional que provocou em todos um sentimento de compromisso com o destino do Planeta. Tony destacou a responsabilidade pela conservação dos recursos naturais e a importância da economia verde para a produção industrial e empresarial.
No segundo dia do FORUM EMPRESARIAL  RIO+20, obtivemos um quorum excedente, com mais de 120 inscritos, sendo o público máximo de 100.  Neste dia tivemos a contribuição de diversas empresas que nos trouxeram iniciativas extremamente positivas na área de Green Economy.  Abrindo o evento, o arquiteto e urbanista Guto Loureiro, 

Guto Loureiro - Loureiro Arquitetos

promoveu excelente palestra sobre inovações na área de urbanismo e sustentabilidade, com ênfase a ações e projetos que estão sendo desenvolvidos em países africanos. O Palestrante ainda exibiu projetos que estão sendo certificados pela utilização de  tecnologias verdes e ambientalmente corretas, com a utilização de energia solar e aproveitamento de água pluvial. 


Dra.Pólita Gonçalves - INEA-RJ
 Em seguida  a  Dra. Pólita Gonçalves, gerente de Educação ambiental do INEA, que nos trouxe uma ampla visão da gestão dos resíduos sólidos, da política nacional e da aplicação da educação ambiental nestes contextos. Sua exposição didática e ampla acolheu aplausos calorosos da platéia , deixando contribuições e casos práticos que estão diretamente afetos à nova idéia de economia verde.  Seguindo as apresentações, o Dr. Avelino Veit  iniciou sua exposição  enfatizando a conservação dos recursos hídricos do Planeta.

Dr. Avelino Veit -


Dr.Carlos Gontijo -Águas de Juturnaiba


Dr. Bruno Dayrell - Rede Spoleto

Dr.Raphael Mussi - FIOCRUZ/UFF
O Dr. Veit ainda demonstrou a todos como é possível, através de uma atividade produtiva, a inserção no produto de ações de educação ambiental. Fez uso do exemplo de uma escova de dentes, com formato de gota, que contém instruções de como preservar a água do Planeta,  e ainda com recomendações de fechamento da água da torneira durante o processo de escovação. Em continuidade a sua exposição, apresentou um trabalho socioambiental que desenvolve há 10 anos em comunidades locais, através da realização de um “ natal azul”.   Em seguida,  o intervalo ambiental foi novamente enriquecido pelas contribuições trazidas pelo palestrante motivacional Tony Lourenço.  Em seguida o Dr . Bruno Dayrell, da rede Spoleto e Grupo Umbra, realizou interessante palestra sobre ações socioambientais na área de food service, com a exibição de vários projetos que tiveram por base os novos empregos verdes e ações que agregaram à empresa, um valor de grande importância, principalmente em relação aos consumidores.  Foram  abordados temas como economia verde e gestão de resíduos sólidos e consumo de recursos hídricos.  A próxima palestra foi ministrada pelo Dr. Rafael Mussi da UFF que fez interessante abordagem sobre a utilização das unidades de conservação em ações de compensação ambiental, com destaque para os corredores de biodiversidade. Foram exibidos casos práticos e informações cartográficas e geodésicas das ações já desenvolvidas e dos pontos locais de aplicação das ações de compensação ambiental.  Já em seguida, o Dr. Carlos Gontijo, Superintendente da empresa Águas de Juturnaiba, promoveu uma interessante demonstração de Green economy, apresentou a empresa e o Grupo Águas do Brasil, e abordou a forma de tratamento de esgotos realizada por Águas de Juturnaíba a partir da estação de tratamento de Araruama, que utiliza a tecnologia wetland para o pós-tratamento dos efluentes. Contudo, a estação – ETE Ponte dos Leites – realiza um tratamento de nível terciário, o mais completo, sem a utilização de qualquer produto químico. “Com a wetland, colocamos a natureza para trabalhar a nosso favor”, afirmou o superintendente passando a palavra para o engenheiro ambiental responsável pela estação. Ainda segundo ele, a estação possui três particularidades: utiliza a natureza, possui o programa “Resíduo Zero” e apresenta uma área de proteção ambiental.  Encerrando o segundo dia, o Deputado Estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, realizou importante palestra, demonstrando a evolução dos conceitos, princípios e ações que têm por fundamento o desenvolvimento sustentável, desde a Rio 92 até a RIO+20. Sua palestra foi extremamente rica em conceitos e experiências, com importantes contribuições para o FORUM EMPRESARIAL RIO+20 e para a sociedade carioca. O Deputado ainda enfatizou a importância do trabalho do Fórum neste processo participativo.
No terceiro e último dia do evento, os primeiros 30 minutos foram dedicados à formação e escolha dos temas que serão debatidos em setembro, no próximo encontro. Foram distribuídas fichas de inscrições e todos os integrantes colaboraram com contribuições. Foram escolhidos 06 principais temas:
 Tema 01- Resíduos Sólidos;
 Tema 02 - Educação Ambiental na Empresa;
 Tema 03 - Recursos Hídricos- Saneamento;
 Tema 04- Cidade Sustentável e Construção Civil; 
 Tema 05 – Biodiversidade;
 Tema 06 – Energias Limpas/Mudanças Climáticas.

A estes temas foram  sugeridos vários outros subtemas pelos membros inscritos no FORUM EMPRESARIAL RIO+20.  Iniciando os trabalhos a Dra. Lucia Maria de A. Lima, da ANP, realizou ampla exposições da Agência em relação a abordagem da economia verde e da temática ambiental. Deu destaque às iniciativas do biodiesel e etanol, mas também considerou as ações já desenvolvidas pelo governo brasileiro na gestão e acesso às novas reservas.  Deu ênfase às iniciativas empresariais na gestão dos recursos naturais e destacou as ações da ANP nesta área e na gestão socioambiental, principalmente na avaliação das ações ambientais das empresas que estão sujeitas à fiscalização.  Seguindo a palestra da Dra. Lucia, o Coronel Cavalcanti, do Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil,  realizou interessante exposição sobre as ações socioambientais em teatros de operação, como no Haiti, após o terremoto e na Região Serrana do Rio de Janeiro, que foi objeto da grande catástrofe do inicio deste ano. O Cel Cavalcanti demonstrou de que maneira a compreensão do conceito de economia verde pode se agregar á boa gestão das ações militares em prol da implementação da paz e dos direitos humanos nos locais que são atingidos por estas grandes catástrofes naturais. Informou ainda que o componente socioambiental há que estar sempre presente em iniciativas deste porte, componente este que também deverá estar associado à idéia de Green economy.  No intervalo ambiental, o palestrante motivacional Tony Lourenço fechou seu ciclo de palestras, com uma importante mensagem comprometedora para todos os presentes, e destacou a importância da conservação  e utilização racional dos recursos naturais do Planeta.  Dando continuidade ao último painel do evento, a professora  Dra. Élida Seguin, debateu com a platéia  a idéia de economia verde associada à de sustentabilidade das cidades, trazendo conceitos inovadores na responsabilidade ambiental e na área da filosofia do Direito. Destacou a necessidade de compromissos socioambientais que não devem se desligar da atividade e compromisso empresarial. Encerrando o evento,  o Prof. Dr. Sérgio Besserman, trouxe diversos temas que estão sendo debatidos no cenário internacional da RIO+20, destacou a diferença entre a RIO-92  que foi um encontro da cúpula da Terra, onde diversos chefes de Estado e Governo estiveram presentes e a RIO+20, que será um encontro das Nações Unidas, onde haverá um amplo debate sobre diversos temas, porém sem o mesmo condão vinculante como ocorreu na RIO-92. Fez também referência as ações socioambientais desenvolvidas pelo setor empresarial e destacou que tais ações e projetos necessitam de resultados promissores e positivos. Relatou ainda que no âmbito destas novas idéias e conceitos, faltam soluções, que nem sempre são apresentadas. O prof. Besserman ainda fez um retrospecto da abordagem econômica no tempo, até chegarmos a moderna e atual idéia de Green economy.  Ao final do evento, foi realizada a cerimônia oficial de lançamento do FORUM EMPRESARIAL RIO+20, com o discurso de encerramento proferido pelo presidente do INSTITUTO EVENTOS AMBIENTAIS – IEVA, Sr. Alexandre Gontijo. Em seu discurso, agradeceu a participação de todos os presentes e garantiu a plena discussão dos temas aqui debatidos nos próximos encontros, para que se possa encaminhar um documento à RIO+20 com contribuições extremamente valorosas. Ao final foi executado o Hino Nacional Brasileiro e convocação para a próxima reunião, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2011, em local ainda a ser determinado.  Ficou também decidido que os grupos de trabalho serão montados e digitalizados pela equipe do Fórum, para que todos possam se localizar nas próximas temáticas e sessões.