MENSAGEM DO COORDENADOR GERAL

A Cidade do Rio de Janeiro ganha mais uma oportunidade para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20.
O Planeta Terra ainda está refém das ações do Homem e seu desenvolvimento. A cada dia que passa constatamos que o aquecimento global se acelera, a biodiversidade diminui, os recursos hídricos se escasseiam e todos Nós, Seres Humanos, estamos fenecendo diante desta mácula que ameaça o Planeta. Se somos filhos da Terra, devemos honrar esta condição e honrar acima de tudo a nossa Grande Mãe. O conceito de desenvolvimento sustentável não mais se sustenta com os atuais modelos e paradigmas. O Planeta necessita de uma revisão de metas e ações para as gerações futuras. O melhor momento para revisarmos as nossas ações globais em relação a utilização dos recursos naturais e aperfeiçoamento e adequação do conceito de desenvolvimento sustentável está representado pelos encontros internacionais. A idéia de uma "economia verde" já pretende se fixar nos modelos globais de desenvolvimento. Precisamos, assim, novamente revisar conceitos, reavaliar as posturas globais em relação ao acesso aos recursos naturais e, sobretudo tomarmos medidas de grande apoio no que se refere às práticas do setor empresarial nas áreas de produção e processo. A geração presente ainda não está totalmente pronta para remeter para as gerações futuras um meio ambiente ecologicamente equilibrado e desejável àqueles que hoje chegam a esta Terra. O momento é crucial para traçarmos as nossas ações futuras. Não há melhor local para esta reunião de pensamentos e iniciativas do que a própria Cidade do Rio de Janeiro, que poderá, por mais uma vez, demonstrar às Nações que o seu carinho e a sua tradicional hospitalidade guardam a melhor condição de Cidade sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.



O Forum Empresarial RIO+20, entende que o Planeta atravessa um momento desafiante para a economia e para o setor empresarial como um todo. Decorridos quase 40 anos após a Conferência de Estocolmo em 1972 na Suécia, a humanidade ainda não encontrou uma definição estratégica e real sobre um modelo válido e expressivo de desenvolvimento sustentável. Assistimos a criação de novos modelos, conceitos e paradigmas, que não foram suficientes a justificar um pleno equilíbrio entre as variáveis econômica e ecologica.





O natural opõe-se ao artificial. O novo desafia o antigo, porém os efeitos do desenvolvimento econômico ainda deixam marcas inesquecíveis no manto sagrado de nossa grande Mãe Terra. O seres humanos estão diante de um dos maiores desafios em relação às suas condutas, ações e iniciativas: Guarnecer e sustentar a demanda energética, sem comprometer o destino das gerações futuras. Todos os povos do Planeta clamam pela sustentabilidade, porém, assustados com a ausência expressa dos resultados desta palavra, preferem fazer uso atual dos recursos naturais, e conviver com a constante ameaça de escassez.



Este é o momento. O Fórum Empresarial RIO + 20, acompanhará, antes, durante e após a Conferência, todas as inciativas e resultados.



Sejam benvindos ao Fórum.



Francisco Carrera

Coordenador Geral do Fórum Empresarial RIO+20