quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reunião Preparatória para a América Latina e no Caribe. Demandas sindicais no debate, mas nenhuma conclusão.

Reunião da CEPAL- Santiago-Chile
O Fórum Empresarial RIO+20, acompanhou, como observador e uma das 50 organizações convidadas, a Reunião Regional Preparatória para a Rio +20 aconteceu na sede da CEPAL, em Santiago, Chile, entre 7 e 09 de setembro não obteve resultados muito positivos. Seu objetivo foi elaborar uma posição regional para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, que terá lugar em Junho próximo, na cidade do Rio de Janeiro (Rio +20). O debate principal girou da economia verde e deu origem a divergências importantes entre os governos. Muitos pugnaram pela necessidade de recuperar e valorizar os acordos já alcançados na Rio-92. Os delegados governamentais reconheceram a necessidade de avanço na efetiva transferência de tecnologia e a  promoção de um regime global de propriedade intelectual, bem como a criação dos direitos da acesso à informação ambiental, a participação e  a justiça. Eles insistiram também na necessidade de garantir novos financiamentos, adicionais, estáveis ​​e previsíveis para a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento.
Alguns países, como Barbados e México, destacaram a importância do trabalho decente como um princípio básico para ser observado nas nas discussões sobre um novo modelo de produção e consumo.
Alicia Bárcena, Secretária Executivo da CEPAL, destacou a oportunidade de criar um imposto sobre transações financeiras, uma das exigências sindicais da Rio +20.
De acordo com os dados apresentados, um imposto de 0,05% geraria três vezes a Ajuda Oficial ao Desenvolvimento de 2008. Esta proposta, contudo, não foi considerada pelo Plenário, nem referida nas conclusões gerais da reunião.
Nas suas conclusões, a reunião não faz referência a nenhumsindicato e muito menos  às exigências do comércio, nem mesmo a menção da criação de empregos verdes, um tema que foi discutido no plenário por alguns delegados e reconhecido como um dos temas emergentes pelo Secretário-Geral da Rio +20, o Sr. Sha Zukang. A delegação sindical foi composta por representantes de CSA, CTA (Argentina), CUT (Brasil ), BWI e Sustainlabour.
Portanto, diante deste prévio infortúnio ou até mesmo desencontro de idéia, princípios e valores, o terceiro setor e principalmente a América Latina demonstrou-se aindafragilizada na concepçao do conceito de ECONOMIA VERDE.
Acesse aqui o documento final ( versão preliminar - espanhol)